Sebastian Vettel
© Direitos Reservados para F1-Live
 

Monza foi, à semelhança de Spa, uma corrida muito agradável de assistir principalmente devido à forte chuva que brindou “O Circo” e os adeptos da modalidade provocando, como quase sempre, grandes surpresas!
Tudo começou logo no sábado, quando já no final do 2º treino de qualificação começou a chover copiosamente, os ultimos pilotos a sair para a pista já não conseguiram obter bons tempos devido à falta de aderência e entre eles estavam Lewis Hamilton, Robert Kubica e Kimi Räikkönen .
Com estes 3 pilotos fora dos 10 primeiros previa-se uma grelha de partida bem diferente do habitual, no 3º treino de qualificação os pilotos da Scuderia Toro Rosso confirmaram as excelentes indicações que vinham a dar classificando-se Sebastien Vettel no 1º lugar e Sébastian Bourdais com o 4º melhor tempo da sessão. 😎

Estava então definida a grelha de partida, na 1ª linha um Toro Rosso e um McLaren e na 2ª linha um Red Bull e o outro Toro Rosso.
Sebastian Vettel além de ser o mais rápido nos treinos de qualificação foi também o vencedor do Grande Prémio de Itália, batendo desta forma num único fim de semana 2 recordes que estavam na posse de Fernando Alonso.

Vettel completou as 53 voltas previstas para este circuito com 12,512s de vantagem sobre o McLaren de Heikki Kovalainen.
 

 
Monza 2008
© Direitos Reservados para F1-Live
 

A volta mais rápida nesta corrida foi de Kimi Räikkönen em 1:28.047 à média de 236.859 Km/h na volta 53.
 
Conseguiram classificar-se 19 dos 20 pilotos e destes 15 completaram o total de voltas previsto para este GP:

Pos No. Piloto/Equipa Voltas Tempo
1 15 Sebastian Vettel (GER)
Scuderia Toro Rosso
53 1:26:47.494
2 23 Heikki Kovalainen (FIN)
Vodafone McLaren Mercedes
53 12.512
3 4 Robert Kubica (POL)
BMW Sauber F1 Team
53 20.471
4 5 Fernando Alonso (ESP)
ING Renault F1 Team
53 23.903
5 3 Nick Heidfeld (GER)
BMW Sauber F1 Team
53 27.748
6 2 Felipe Massa (BRA)
Scuderia Ferrari Marlboro
53 28.816
7 22 Lewis Hamilton (GBR)
Vodafone McLaren Mercedes
53 29.912
8 10 Mark Webber (AUS)
Red Bull Racing
53 32.048
9 1 Kimi Räikkönen (FIN)
Scuderia Ferrari Marlboro
53 39.468
10 6 Nelson Piquet (BRA)
ING Renault F1 Team
53 54.445


 
Monza 2008
© Direitos Reservados para F1-Live
 
Monza 2008
© Direitos Reservados para F1-Site
 
Monza 2008
© Direitos Reservados para F1-Site
 
 

Classificação após o GP de Itália

Pos Piloto Pontos
1 Lewis Hamilton 78
2 Felipe Massa 77
3 Robert Kubica 64
4 Kimi Räikkönen 57
5 Nick Heidfeld 53
6 Heikki Kovalainen 51
7 Fernando Alonso 28
8 Jarno Trulli 26
9 Sebastian Vettel 23
10 Mark Webber 20
11 Timo Glock 15
12 Nelson Piquet 13
13 Rubens Barrichello 11
14 Nico Rosberg 9
15 Kazuki Nakajima 8
16 David Coulthard 6
17 Sébastian Bourdais 4
18 Jenson Button 3
     
Pos Equipa Pontos
1 Scuderia Ferrari Marlboro 134
2 Vodafone McLaren Mercedes 129
3 BMW Sauber F1 Team 117
4 Panasonic Toyota Racing 41
5 ING Renault F1 Team 41
6 Scuderia Toro Rosso 27
7 Red Bull Racing 26
8 AT&T Williams 17
9 Honda Racing F1 Team 14

 

O que disseram os protagonistas:

Sebastien Vettel

Foi inacreditável. Durante toda a corrida, tudo deu certo para mim.

Chegar ao pódio e ainda por cima vencer é incrível. Foi certamente o melhor dia da minha vida. Nunca vou esquecer o que aconteceu aqui (em Monza).
É muito melhor do que se possa imaginar.

A equipa fez um trabalho excepcional. O meu ínicio de temporada não foi bom, foi difícil, e eles acreditaram em mim.
Não irei nunca esquecer isso.

 

Heikki Kovalainen

Claramente não foi possível vencer hoje já que Sebastian e a Toro Rosso estiveram fortes aqui durante todo o fim de semana.

Tive problemas com os pneus para chuva extrema e a sofrer para aquecer os travões e para marcar um bom tempo. Mantive o ritmo e próximo do final estava um pouco melhor, mas foi o máximo que pudemos fazer.

Acho que os problemas que tivemos com os pneus tiveram a ver com a temperatura ambiente, que estava um pouco difícil hoje, mas foi o mesmo para todos.

 

Robert Kubica

Foi um bom fim de semana depois da qualificação de ontem não ter corrido como esperava.

Nós éramos o primeiro carro a sair no Q3, então tentámos fazer a escolha certa na estratégia com essa opção.

Coloquei pneus intermédios na altura certa e fiz muitos progressos, mas foi tarde demais para ultrapassar Heikki.
Não é fácil sair no meio do pelotão nestas condições.

 

Próxima ronda, GP de Singapura corrida nocturna no circuito citadino de Singapura no dia 28 de Setembro.